Cresce otimismo entre micros e pequenos empresários

Pesquisa revela que empresários estão cautelosos quanto à aquisição de crédito, mas esperam crescimento econômico a curto prazo
Dados fornecidos pelo SPC Brasil informam o crescimento do otimismo entre os micros e pequenos empresários quanto ao ambiente de negócios. Atualmente, representam 39% e 35% do universo de empresas brasileiras nos segmentos de comércio e serviços. O indicador que avalia a confiança desses empresários registrou crescimento de 1,87% em julho na comparação com junho ao subir para 37,06 pontos, informou o SPC Brasil (03/08).
Mesmo diante do quadro econômico adverso dos últimos seis meses, 88,9% dos entrevistados apresentaram perspectiva de melhora para os próximos seis. O Indicador de Expectativas também apontou aumento de otimismo dos micro e pequenos empresários quanto a melhora dos seus negócios. O resultado é o terceiro positivo da série histórica.
O segmento das vendas de livros, por sua vez, segue crescendo desde o primeiro semestre deste ano (6,9%), indica a pesquisa do Painel Especial das Vendas de Livros do Brasil, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
A despeito do tímido otimismo, os micros e pequenos empresários estão pouco dispostos a contrair crédito para os seus negócios, devido a atividade econômica enfraquecida e os juros mais altos, informam o SPC Brasil e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).