Nova Iguaçu promove 1º Fórum Regional de Segurança Pública

Cláudio Rosemberg (de pé) e Uélinton Peçanha (à dir.) representaram a classe empresarial iguaçuana no evento realizado no Hotel Mercure, onde foram discutidas soluções para o reforço da segurança na cidade de Nova Iguaçu

O Conselho Municipal de Segurança reuniu-se na noite de terça-feira (17), no auditório do Hotel Mercure, em Nova Iguaçu, para a realização do 1º Forum Regional de Segurança Pública, Ordem Urbana e Mobilidade de Nova Iguaçu. A mesa de discussão foi composta pelo  presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Carlinhos Presidente, prefeito Nelson Bornier, representantes de entidades empresariais Cláudio Rosemberg (presidente da CDLNI) e Uélinton Peçanha (presidente do Sincovani), dr. Geraldo Assef (delegado da 52ªDP), major Viana (20º BPM), tenente bombeiro, Jansen (4º GBM) e o dr. Cristiano de Castro, que propôs a realização do evento.

O fórum contou com a presença de representantes de diversos condomínios do centro, entidades do comercio, secretários municipais, representantes da subseção da OAB/NI, empresários, vereadores, profissionais liberais, comerciantes e moradores da localidade.

O evento teve como finalidade o reforço na segurança da região. Dados apresentados na reunião confirmaram o aumento da criminalidade, da violência e dos roubos ocasionados pela migração da marginalidade expulsa na implantação das UPPS na cidade do Rio para Nova Iguaçu. A redução do contingente de policiais do 20ºBPM também foi apontada como fator que agravou o avanço da criminalidade na cidade. O Conselho apresentou ao prefeito Nelson Bornier o pedido de criação de uma guarda municipal para reforçar o efetivo de segurança.