Cresce a confiança do empresário do comércio

Varejo atinge maior nível de confiança em 16 meses.

Comparação mensal e anual aponta elevação de 93,5 pontos do Icec

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avaliou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que apresentou a mais forte pontuação desde agosto de 2015 (9,4%). O indicador que mostra que os empresários do comércio ficaram mais confiantes em setembro revelou que as intenções de investimento tiveram um aumento de 0,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A CNC apresentou como fatores de desaceleração ao crescimento das vendas as condições do mercado de trabalho e o crédito caro. A boa notícia é que o ritmo de queda de consumo vem diminuindo e, mesmo ainda não sendo possível prever quando o varejo voltará a ser aquecido novamente, os empresários do comércio estão confiantes de que os bons tempos não tardarão a chegar.

O Icec é indicador antecedente apurado exclusivamente com os tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresariais do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6.000 empresas situadas em todas as capitais do País.