Índice de endividamento cai no Brasil

Pesquisa intitulada “Perfil Econômico do Consumidor” feita pela Fecomércio-RJ em parceria com o instituto Ipsos, revela que brasileiros estão contraindo menos dívidas. Na pesquisa foram entrevistadas mil pessoas em 70 municípios, onde 12% revelaram que têm alguma prestação atrasada.

Com 26%, as compras com artigos de vestuário lideram os parcelamentos. De acordo com o superintendente de Economia e Pesquisas da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes, a inadimplência atingiu 22% em 2010 e caiu para 12% no final de 2012, representando uma baixa de 10 pontos percentuais.

RANKING DOS PARCELAMENTOS

- Vestuário (26%);

- Eletrodomésticos (19%);

- Eletrônicos (18%);

- Veículos (17%);

- Móveis (14%);

- Pagamento de dívidas e alimentos (6%)

 

TIPOS DE PARCELAMENTOS

- Carnê (58%);

- Cartão de Crédito (25%);

- Empréstimo em financeiras (7%)

Segundo a Serasa Experian, o endividamento e o comprometimento de renda da população ocasionou o aumento de 15% em 2012.

As dívidas bancárias tiveram crescimento de 8,2% e as relacionadas aos cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços tiveram uma alta de 28,8%. Os protestos subiram 1,6% e os cheques sem fundo caíram 8,3 por cento.

60% dos entrevistados disseram que não iria sobrar e nem faltar dinheiro para o orçamento familiar após a quitação das despesas de dezembro. Entre os 25% que terão sobra no orçamento, 31% disseram que vão poupar para fazer futuras compras com alimentação (24%), lazer (8%), pagar contas e gastar com outras necessidades (17%).

 

Aumente a oferta de crédito em sua empresa de maneira mais segura e ágil. Entre em contato com o Departamento Comercial da CDLNI e contrate os serviços de SPC SCORE.