Eletrônicos encabeçam preferências para o natal

Comércio segue confiante no faturamento da temporada natalina e revela que os produtos eletrônicos mais uma vez caíram na preferência do consumidor

A despeito da atual tendência de encarecimento do crédito ao consumidor, com taxa média de juros no patamar mais alto desde abril de 2012, os produtos eletrônicos mais uma vez encabeçam a lista dos itens que devem apresentar crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, revela uma pesquisa da Fecomércio divulgada na última 5ª feira de novembro. 3,13% dos lojistas entrevistados disseram que o período deve ser positivo para o varejo. Entre os setores do varejo que tiveram suas previsões revisadas para cima, estão os artigos de uso pessoal e doméstico (de +6,4% em outubro para +8,2% em novembro) e de farmácias e perfumarias (de +9,9% para +10,0%).

A expectativa é de que o período natalino movimente R$ 31,8 bilhões e gere 124 mil vagas temporárias, e que 12% desses profissionais deva ser efetivado, informa a Confederação Nacional do Comércio (CNC). De acordo com a CDL Nova Iguaçu, o comércio na cidade deve experimentar uma boa temporada. ‘‘A maioria dos empresários do comércio já ampliou seu estoque, pois esperamos índices positivos para o período, onde o consumidor poderá fazer suas compras com toda tranquilidade e segurança, além de encontrar muita competitividade nas ofertas’’, diz Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu. O período não conta com os fatores econômicos que aqueceram o setor nos anos anteriores, como o aumento da empregabilidade, a expansão da renda real e a grande oferta de crédito mais barato, mas a projeção dos especialistas é de que o consumidor deve fazer compras robustas e a inadimplência continuará em patamares moderados, informa o SPC Brasil.