Vendas de materiais de construção crescerão em 2014

Setores imobiliário e de infraestrutura deverão impulsionar aumento de 4,5% nas vendas deste ano. Consumo feminino cresce e atrai investimentos para a construção civil

Apesar de o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) ter desacelerado dos 0,88% registrados em dezembro para os 0,45% em janeiro – como indicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, as vendas de materiais de construção devem crescer 4,5% este ano. De acordo com a  Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o setor imobiliário e o de infraestrutura impulsionarão as vendas em 2014, superando em 3% as de 2013.

O principal fator desaquecedor em dezembro foi a utilização dos estoques por parte do varejo e das construtoras, comentou Walter Cover, presidente da Abramat, em entrevista à Reuters. ‘‘Dezembro normalmente é fraco... mas esse infelizmente teve queda muito mais acentuada’’, concluiu.

A grande novidade do mercado da construção civil é o crescimento do consumo feminino, que tem atraído consideráveis investimentos para o setor. Dados do IBGE revelam que, nos últimos 10 anos, a participação feminina na economia ativa do país cresceu 21,1% e hoje corresponde a 46,5% da população, que representa uma elevação de 2,1%, ao contrário dos homens que registraram uma queda de 2,1%.

Essa nova realidade se deve, entre outras coisas, à melhoria do poder aquisitivo das mulheres somado à sua autonomia e independência financeira. Atentas a essa nova tendência e potencial de mercado, as empresas do mercado imobiliário têm direcionado seu foco nos investimentos relacionados às consumidoras, nos diferenciais atrativos dos projetos de ambientação a fim de atender ao gosto feminino na construção civil.