Comércio fluminense espera superar expectativas para o Dia dos Pais

Estimativa do SPC Brasil e da CNDL tem números tímidos para a data, mas o comércio varejista na região, sobretudo iguaçuana, tende a não esmorecer em sua aposta de boas vendas

De com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), as vendas do comércio varejista para o Dia dos Pais, que será comemorado no segundo domingo, próximo dia 10, deverão ser mais tímidas este ano. O resultado considera as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto. A estimativa das instituições é de incremento de apenas 1% na comparação com as vendas do ano passado, quando houve crescimento de 3,78% sobre o ano anterior. Na mesma base de comparação, as altas foram de 4,75% em 2012, de 6,86% em 2011 e de 10% em 2010.
O comércio varejista brasileiro registrou desaceleração das vendas a prazo em todas as datas comemorativas do primeiro semestre de 2014. A alta dos juros, fator que encarece o crédito, e a alta inflação, que diminui o poder de compra do salário do consumidor, tendem a inspirar mais cautela nas compras. Tradicionalmente, a data movimenta os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria.
Segundo a Fecomércio, o Dia dos Pais deve ter aumento de até 3% nas vendas, em relação ao mesmo período no ano passado. ‘‘As taxas de inadimplência, que passaram por uma redução recentemente, mesmo que sofra alguma elevação nos próximos meses devido ao efeito defasado do aumento de juros, devem permanecer em patamar reduzido’’, diz Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.