Vendas a prazo encabeçam a preferência do consumidor no fim de ano

SPC Brasil aponta a preferência do consumidor pelo parcelamento das compras do fim de ano e faz um alerta sobre o comprometimento da renda e a inclusão no cadastro de inadimplentes

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre as intenções de compras de fim de ano mostrou que as vendas a prazo devem predominar.

Foram entrevistados consumidores nas 27 capitais brasileiras, onde 48% revelaram que vão parcelar suas compras em até cinco vezes, na média. A pesquisa mostrou que 39% dos consumidores que optaram pelo parcelamento das compras do último Natal tiveram dificuldades de saldar os compromissos e seus nomes foram incluídos no cadastro de maus pagadores.

O SPC Brasil alerta que  cinquenta e cinco milhões de brasileiros estão inadimplentes, graças a ausência de educação e controle financeiros. Especialistas recomendam guardar dinheiro e usar o décimo terceiro salário para quitar as pendências geradas nas compras de fim de ano, pagando as dívidas mais altas, como as do cartão de crédito, cuja taxa média de juros é de 242% ao ano, seguida do cheque especial, com 163%.