15 de Março – Dia Mundial do Consumidor

Bom atendimento continua sendo a principal estratégia para conquistar e fidelizar o consumidor

Instituído no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e adota-do na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1985, o Dia do Consumidor (15 de março) foi criado basicamente para que as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar as leis que protegem seus clientes. Tais leis incluem o direito à segurança, informação, escolha e ser ouvido.

Apesar da maioria dos lojistas focar quase que exclusivamente nas vendas, o Dia do Consumidor deve ser dedicado também à promoção do relacionamento com o clien-te, visando fidelizá-lo, pois conquistar o cliente deve ser a principal meta de qualquer empresa.

Está comprovado que o consumidor está cada vez mais exigente, e o bom atendimento é sua principal necessidade, além de outras estratégias comerciais, como promoções e exposição dos produtos. Nas datas comemorativas, descontos e lançamentos são, sim, importantes para se alcançar as metas de faturamento, porém o bom atendimento é um dos pilares da estabilidade dos empresários do comércio.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos e Tendências Atento, apenas 7% dos consumidores estão satisfeitos com os serviços prestados por marcas. «Os consumidores estão cada dia mais conscientes dos seus direitos e opções, por isso é necessário estar alerta às suas necessidades e à imagem que é passada na hora do atendimento», alerta Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.