Varejo projeta crescimento para a Páscoa

Para os analistas, a alta da inflação, que provocou um reajuste de 10% nos preços dos ovos de páscoa, não deverá comprometer as vendas deste ano, cuja expectativa é superarem às de 2014.

Mesmo com a atual conjuntura econômica, o comércio prevê um aumento nas vendas de Páscoa, comemorada no primeiro domingo, 5 de abril. A campanha deste ano tem a expectativa de aumento de modestos 10% nas vendas de ovos  de chocolate, na comparação com a Páscoa passada. As vendas das barras de chocolate devem ter um aumento de 20%.

Os preços dos ovos de páscoa sofreram um aumento de 10%, desencadeado pela alta do custo dos insumos. Os fabricantes argumentam que esse repasse é inferior à elevação dos custos das matérias-primas. Para combater o desaquecimento das vendas, a Nestlé – líder nacional na fabricação de ovos de páscoa – incluiu diversas opções de pequenos formatos em seu portfólio.

O fato da Páscoa este ano cair no início do mês é um fator que preocupa alguns empresários do varejo, já que a maioria das pessoas recebe no quinto dia útil. «A tendência é que a maioria dos consumidores opte pela compra de ovos mais baratos, devido ao calendário deste ano. Também é bastante provável que muita gente deixe as compras para o fim de semana seguinte, após o recebimento do pagamento», explica Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.

A cautela do mercado projeta vendas modestas, e, historicamente, o aquecimento da Páscoa deve acontecer às vésperas do feriado.