Itens filtrados por data: Novembro 2013

Quarta, 11 Dezembro 2013 13:46

Vendas no varejo superam 2012

Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio revela que os brasileiros estão comprando mais que no ano passado, impulsionados pelo emprego e a renda

Segundo um levantamento realizado pela Serasa Experian, as vendas no comércio varejista deste ano estão superando as do ano passado. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou, em novembro, um movimento 6,7% maior na comparação com o mesmo período de 2012.

O desemprego em baixa e estabilizado, com ganhos reais de rendimento, foram apontados como os principais fatores responsáveis pelo quadro positivo, explicam os economistas da Serasa Experian. A entrada do 13º salário e os estímulos oriundos do programa Minha Casa Melhor também contribuíram para o aquecimento da atividade varejista de novembro.

Segmentos que estão alavancando o comércio de fim de ano:

- Móveis;

- Eletroeletrônicos;

- Informática;

- Alimentos e bebidas.

Setores que apresentaram uma evolução pequena, com cerca de 0,2%:

- Produtos alimentícios;

- Bebidas;

- Tecidos;

- Vestuário;

- Calçados;

- Acessórios

A procura por veículos, motos e peças apresentou um recuo de 5,2%, enquanto que a venda de combustíveis e lubrificantes caiu 1%. O material de construção também atingiu um patamar negativo de 9%, revela o indicador. ‘‘Nossa expectativa é a de que os setores menos aquecidos devam melhorar seus índices entre o fim de ano e o início de 2014’’, diz Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu e empresário da construção civil.

A campanha natalina, aberta no dia 7, está só começando, e as previsões são positivas para o término do período. 

Publicado em Notícias

Comércio segue confiante no faturamento da temporada natalina e revela que os produtos eletrônicos mais uma vez caíram na preferência do consumidor

A despeito da atual tendência de encarecimento do crédito ao consumidor, com taxa média de juros no patamar mais alto desde abril de 2012, os produtos eletrônicos mais uma vez encabeçam a lista dos itens que devem apresentar crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, revela uma pesquisa da Fecomércio divulgada na última 5ª feira de novembro. 3,13% dos lojistas entrevistados disseram que o período deve ser positivo para o varejo. Entre os setores do varejo que tiveram suas previsões revisadas para cima, estão os artigos de uso pessoal e doméstico (de +6,4% em outubro para +8,2% em novembro) e de farmácias e perfumarias (de +9,9% para +10,0%).

A expectativa é de que o período natalino movimente R$ 31,8 bilhões e gere 124 mil vagas temporárias, e que 12% desses profissionais deva ser efetivado, informa a Confederação Nacional do Comércio (CNC). De acordo com a CDL Nova Iguaçu, o comércio na cidade deve experimentar uma boa temporada. ‘‘A maioria dos empresários do comércio já ampliou seu estoque, pois esperamos índices positivos para o período, onde o consumidor poderá fazer suas compras com toda tranquilidade e segurança, além de encontrar muita competitividade nas ofertas’’, diz Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu. O período não conta com os fatores econômicos que aqueceram o setor nos anos anteriores, como o aumento da empregabilidade, a expansão da renda real e a grande oferta de crédito mais barato, mas a projeção dos especialistas é de que o consumidor deve fazer compras robustas e a inadimplência continuará em patamares moderados, informa o SPC Brasil. 

Publicado em Notícias

Entidades do comércio, Sebrae e poder público agendam a abertura da campanha de fim de ano e Nova Iguaçu já vive o clima natalino

Por Alex Ribeiro

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL-NI), juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) agendaram para o próximo dia 7, às 10h, a abertura da campanha de Natal no Centro Comercial de Nova Iguaçu.

Sob o tema ‘Natal Mais Bonito da Cidade de Nova iguaçu’, a solenidade da campanha comercial mais importante do ano ocorrerá no Calçadão, na rua Quintino Bocaiuva com a Amaral Peixoto, onde será montado um palco para as apresentações. 

A abertura do evento ficará por conta do Coral da Prolar, que fará, às 10h, sua tradicional cantata. A chegada do Papai Noel está prevista para as 11h30, sendo seguida pela entrega das chaves da cidade. O evento também contará com a participação dos corais da Granfino, do Vozes de Iguaçu, da Unig, do Country Club iguaçuano e do Colégio Luiz Silva.

Segundo as estimativas, 300 mil pessoas devem circular diariamente pelo Calçadão no período, e para atender à segurança, a infraestrutura de apoio será reforçada com viaturas e policiamento ostensivo. Ambulâncias para os primeiros-socorros circularão na cidade, onde haverá também coleta permanente de lixo, intervenções urbanísticas e ajustes no trânsito onde ficam estacionamentos e locais de carga e descarga. 

Publicado em Notícias