Itens filtrados por data: Fevereiro 2014

Quinta, 27 Março 2014 11:50

Comércio inicia campanha da Páscoa

Data comemorada em 20 de abril já mobiliza lojas e consumidores.

Faturamento deve ter aumento de 12% na comparação com 2013

A maioria dos empresários do comércio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro está otimista para a Páscoa deste ano. De acordo com a pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o faturamento deste ano deve registrar um aumento de 12% na comparação com o mesmo período de 2013. A persistência das altas temperaturas não deve afetar a procura de ovos de Páscoa e outros produtos achocolatados. No ranking das empresas mais otimistas da Baixada Fluminense estão as magazines, que esperam faturar 17,9%, seguidas das lojas especializadas (12,3%), dos supermercados (12,1%) e outros comércios (6,0%). 

Embalados na estimativa, os lojistas iguaçuanos mais prevenidos já estão com os estoques cheios e as lojas decoradas. Entre as estratégias mais usadas para aumentar as vendas no município, e em toda a Região Metropolitana, estão a decoração especial da loja (69,6%), aumento do estoque (66,5%) e lançamento de novos produtos para a data (39,2%).

A pesquisa revelou que mais da metade dos empresários (54,7%) aumentou os pedidos aos fornecedores para garantir os ovos de Páscoa, que estão de 10% a 15% mais caros em relação à tabela de 2013. Mesmo tendo alta, a venda do produto não deverá ser prejudicada, pois sua principal motivação de consumo está relacionada à satisfação do apelo emocional, principalmente das crianças, que são educadas a partir da representação do simbolismo da Páscoa. ‘‘A Páscoa é uma das campanhas mais importantes do calendário comercial das grandes, médias e pequenas empresas, pois seu brilho aquece de modo significativo as vendas. Por isso os nossos empresários devem aproveitar o momento e investir na diversificação dos produtos da temporada’’, disse Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.

As vendas no Centro Comercial de Nova Iguaçu ainda estão tímidas, pois como de costume, a maioria dos consumidores aguarda até a véspera da Páscoa no intuito de aproveitar as promoções de última hora.

Publicado em Notícias
Quinta, 27 Março 2014 11:46

Parabéns consumidor Iguaçuano

A grande diversidade de ofertas no mercado iguaçuano tem gerado consumidores cada vez mais exigentes e conscientes dos seus direitos. O grande desafio dos lojistas é dominar a arte de atraí-los, satisfazê-los e preservá-los.

Há 52 anos, o presidente norte-americano John Kennedy instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, mais tarde legitimado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A data celebrada no dia 15 de março foi criada como um marco de proteção ao consumidor, às empresas e aos países.

Vivendo o dia a dia de um mercado cada vez mais competitivo e fragmentado, o empresariado iguaçuano tem à sua frente o eterno desafio da satisfação dos seus clientes. O município possui o segundo maior centro comercial do estado – o ‘‘Calçadão’’–, superado apenas pelo de Madureira, na capital. Tal demanda requer a busca de diferenciais que vão muito além das ofertas de produtos de qualidade.

Nova Iguaçu possui o segundo maior polo logístico do estado e seu consumidor está cada vez mais exigente na busca de novidades também na qualidade do atendimento, modernamente chamado de ‘‘marketing de serviços’’. ‘‘Esse conjunto de atividades tão essenciais para os negócios inclui a pesquisa de mercado, o planejamento e a implantação controlada de estratégias de relacionamento com o consumidor. A fidelização dos clientes é vital para a estabilidade de uma empresa e sem ela as oscilações da economia global podem se tornar fatais para a subsistência de um negócio, razão pela qual muitas portas têm se fechado, principalmente no ramo comercial’’, explica Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.

É importante que o empresário que atua no município leve em conta que o marketing de serviços iguaçuano não pode deixar de ter como lastro de suas campanhas o público feminino, que segundo o IBGE  representa 51,5% de sua população. A predominância feminina tem potencializado o setor de cosméticos, que concentra 11% da produção nacional e cujo polo cosmético está próximo de se tornar uma realidade no município. A satisfação de um consumidor mais exigente requer também mais preparação empresarial por parte dos lojistas, aliada ao treinamento e comprometimento de colaboradores. Um bom serviço de atendimento é um dos pilares de sustentação de um negócio de sucesso. 

Publicado em Notícias