Itens filtrados por data: Julho 2014

Rede de Supermercados no Brasil adota inovação no comércio eletrônico criada pela Amazon

A regra é clara: quando a concorrência aperta, inovar é preciso. E aprender com o concorrente também. A Amazon, maior empresa de comércio eletrônico do mundo, teve uma grande inspiração off-line e criou os Amazon Lockers. São armários protegidos por senhas instalados em farmácias, conveniências, supermercados e outros parceiros pelos Estados Unidos afora.

Com o sistema, o cliente compra pela internet e, se preferir, retira o produto em um armário perto de sua casa. A senha é liberada ao final da transação comercial. Cômodo para alguns consumidores, a alternativa é ótima para a empresa, que economiza e otimiza suas entregas – imagine isso em cidades com o trânsito caótico do Rio de Janeiro, por exemplo.

O Walmart foi atrás e adotou o modelo em 2013. Com a vantagem de possuir mais de quatro mil lojas físicas próprias, muitas delas funcionando 24 horas. Agora é a vez do Pão de Açúcar aplicar a ideia em um projeto piloto em São Paulo. O cenário justifica: é que a chegada da Amazon ao Brasil, ainda tímida, assusta o varejo on-line nacional. Tanto que o e-commerce do Grupo Pão de Açúcar (marcas Extra, Casas Bahia e Ponto Frio) acaba de se fundir com o da sócia francesa Casino, gerando a gigante Cnova. Somando o faturamento de 2013 duas empresas, chega-se a cerca de 5 bilhões de dólares.

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Decreto obriga empresas de bens e serviços a terem local para registrar queixas dos clientes, que serão enviadas ao Procon

Todos os estabelecimentos de bens e serviços do estado estão obrigados a disponibilizar o livro ao consumidor que desejar registrar sua queixa caso seja mal atendido. A medida foi determinada pelo decreto aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) regulamentando a Lei Estadual 6.613/13 que cria o Livro de Reclamações.

O consumidor pode denunciar na Delegacia do Consumidor (Decon) o estabelecimento que não disponibilizar prontamente o livro, por isso as empresas devem estar atentas a essa nova norma, que não deixa brecha para justificativas sobre a ausência do documento e prevê a interdição do local.

De acordo com o juiz Flávio Citro, o Livro de Reclamações é adotado em alguns países da Europa, como Espanha e Portugal. ‘‘A ideia é que o consumidor possa ter seu problema resolvido na hora, sem que seja preciso fazer sua anotação’’, explica o juiz. Aqui no Brasil, a Lei Geral do Turismo prevê a adoção do livro para prestadores de serviços turísticos, tais como pousadas, hotéis, agências de turismo e parques temáticos.

Obrigatório desde o dia 29 de maio, o livro estava disponível para download no site do Procon-RJ  www.procon.rj.gov.br e já pode ser adquirido também em papelarias. Antes de entrar em uso, o livro deverá ser autenticado pelo Procon por meio de carimbo e registro. Para maiores informações, contate o Departamento Comercial da CDL Nova Iguaçu. 

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Estimativa do SPC Brasil e da CNDL tem números tímidos para a data, mas o comércio varejista na região, sobretudo iguaçuana, tende a não esmorecer em sua aposta de boas vendas

De com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), as vendas do comércio varejista para o Dia dos Pais, que será comemorado no segundo domingo, próximo dia 10, deverão ser mais tímidas este ano. O resultado considera as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto. A estimativa das instituições é de incremento de apenas 1% na comparação com as vendas do ano passado, quando houve crescimento de 3,78% sobre o ano anterior. Na mesma base de comparação, as altas foram de 4,75% em 2012, de 6,86% em 2011 e de 10% em 2010.
O comércio varejista brasileiro registrou desaceleração das vendas a prazo em todas as datas comemorativas do primeiro semestre de 2014. A alta dos juros, fator que encarece o crédito, e a alta inflação, que diminui o poder de compra do salário do consumidor, tendem a inspirar mais cautela nas compras. Tradicionalmente, a data movimenta os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria.
Segundo a Fecomércio, o Dia dos Pais deve ter aumento de até 3% nas vendas, em relação ao mesmo período no ano passado. ‘‘As taxas de inadimplência, que passaram por uma redução recentemente, mesmo que sofra alguma elevação nos próximos meses devido ao efeito defasado do aumento de juros, devem permanecer em patamar reduzido’’, diz Cláudio Rosemberg, presidente da CDL Nova Iguaçu.
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