Itens filtrados por data: Julho 2014
Supermercados integram vendas no e-commerce à loja física
Rede de Supermercados no Brasil adota inovação no comércio eletrônico criada pela Amazon
A regra é clara: quando a concorrência aperta, inovar é preciso. E aprender com o concorrente também. A Amazon, maior empresa de comércio eletrônico do mundo, teve uma grande inspiração off-line e criou os Amazon Lockers. São armários protegidos por senhas instalados em farmácias, conveniências, supermercados e outros parceiros pelos Estados Unidos afora.
Com o sistema, o cliente compra pela internet e, se preferir, retira o produto em um armário perto de sua casa. A senha é liberada ao final da transação comercial. Cômodo para alguns consumidores, a alternativa é ótima para a empresa, que economiza e otimiza suas entregas – imagine isso em cidades com o trânsito caótico do Rio de Janeiro, por exemplo.
O Walmart foi atrás e adotou o modelo em 2013. Com a vantagem de possuir mais de quatro mil lojas físicas próprias, muitas delas funcionando 24 horas. Agora é a vez do Pão de Açúcar aplicar a ideia em um projeto piloto em São Paulo. O cenário justifica: é que a chegada da Amazon ao Brasil, ainda tímida, assusta o varejo on-line nacional. Tanto que o e-commerce do Grupo Pão de Açúcar (marcas Extra, Casas Bahia e Ponto Frio) acaba de se fundir com o da sócia francesa Casino, gerando a gigante Cnova. Somando o faturamento de 2013 duas empresas, chega-se a cerca de 5 bilhões de dólares.
Estabelecimentos deverão disponibilizar livro de reclamações para consumidores
Decreto obriga empresas de bens e serviços a terem local para registrar queixas dos clientes, que serão enviadas ao Procon
Todos os estabelecimentos de bens e serviços do estado estão obrigados a disponibilizar o livro ao consumidor que desejar registrar sua queixa caso seja mal atendido. A medida foi determinada pelo decreto aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) regulamentando a Lei Estadual 6.613/13 que cria o Livro de Reclamações.
O consumidor pode denunciar na Delegacia do Consumidor (Decon) o estabelecimento que não disponibilizar prontamente o livro, por isso as empresas devem estar atentas a essa nova norma, que não deixa brecha para justificativas sobre a ausência do documento e prevê a interdição do local.
De acordo com o juiz Flávio Citro, o Livro de Reclamações é adotado em alguns países da Europa, como Espanha e Portugal. ‘‘A ideia é que o consumidor possa ter seu problema resolvido na hora, sem que seja preciso fazer sua anotação’’, explica o juiz. Aqui no Brasil, a Lei Geral do Turismo prevê a adoção do livro para prestadores de serviços turísticos, tais como pousadas, hotéis, agências de turismo e parques temáticos.
Obrigatório desde o dia 29 de maio, o livro estava disponível para download no site do Procon-RJ www.procon.rj.gov.br e já pode ser adquirido também em papelarias. Antes de entrar em uso, o livro deverá ser autenticado pelo Procon por meio de carimbo e registro. Para maiores informações, contate o Departamento Comercial da CDL Nova Iguaçu.
Comércio fluminense espera superar expectativas para o Dia dos Pais
Estimativa do SPC Brasil e da CNDL tem números tímidos para a data, mas o comércio varejista na região, sobretudo iguaçuana, tende a não esmorecer em sua aposta de boas vendas